outubro 18, 2010

O outro lado

P.S.: Texto é muito antigo, dá época que eu tinha inspiração.

Na infância, geralmente, as pessoas apresentam atitudes singelas, honestas e sinceras. Entretanto, quando vai crescendo e obtendo maturidade, o lado “sombrio” das pessoas vão se tornando mais perceptíveis.
Quando criança, aos sete anos de idade, mais ou menos, brinquei muito com várias outras crianças (lógico) de raças e classes diferentes, mas uma me marcou. Tenho dúvida se ele era real, ou fazia parte da minha imaginação. Lembro que o conheci na rua e acabamos indo brincar no quintal lá de casa. Não lembro seu nome, não lembro suas feições, lembro apenas que ele era verdadeiro.
Quando brincávamos, perguntei-o:
- Onde você mora?
- Ali! Do outro lado! – apontou o menino para o muro, respondendo a pergunta.
Nada respondi, pois não havia nada depois da parede. Continuei a brincar.
O tempo foi passando e eu, esquecendo a virtude da amizade. Chego à adolescência, meus ideais infantilizados vão-se de forma discreta, como um sopro em um vão. Recordações são apagadas sem questionamento. Entretanto, ainda lembro-me desse menino, levando-me a dúvida:
-Onde é o “outro lado”? Será o outro lado da vida? Dos meus pensamentos? Das dificuldades?
Enfim, este “outro lado” acabou mudando o rumo da minha vida sem eu perceber. Teria sido um anjo que me fez desmanchar sobre palavras jogadas ao léu de forma inocente? Espero que sim.

Eduardo Mulato

3 comentários:

  1. Com o tempo a gente esquece das coisas que mais nos fazem felizes, das coisas singelas da vida... :)

    ResponderExcluir
  2. Como eu te falei, esse texto mexeu comigo, me emocionou de vdd. o que mais me dói é saber que um dia eu vou me esquecer de alguém que fez parte da minha vida, da minha história. Talvez eu leve aquela frase que diz:

    '' A alguns deles não procuro, basta-me saber que eles existem.''

    Vinícius de moraes.

    ResponderExcluir
  3. Legal esse texto... me fez refletir aqui sobre muita coisa... é o significado da amizade... se pararmos pra prestar atenção, veremos que o acaso nos modifica... por que será que conhecemos justamente as pessoas que conhecemos? O fato é que acabamos ficando um pouco parecidos com nossos amigos... com aquelas pessoas com quem mantemos contato... mesmo que, no futuro, não as vejamos mais, levaremos essas pessoas sempre conosco... através de nossos atos... de nossas escolhas... de nossas atitudes... atos, escolhas e atitudes que se mesclaram através desse simples sentimento que é a amizade...

    ResponderExcluir