fevereiro 13, 2010

Solidão – Sentimento que invade.



Meia noite, momento de reflexão. Deito, olho para cima. Penso.
Na semana antecessora ao carnaval, conversei com uma amiga sobre auto-suficiência em sentimentos, e sobre isso, me fez uma pergunta:
-Você é feliz?
Nunca ninguém havia me indagado por esse assunto, fiquei sem saber o que falar. Gaguejei. Balbuciei.
Acho que minha vida vem passando por um processo de adaptação ao vazio. Sinto meu corpo oco, sem áurea, sem sentimentos, sem alegria.
Este sentimento toma conta do meu ser como o sol toma conta do seu sistema, irradiando todos os pequenos espaços que apresentam resquícios de vida e deixando-me um ser inóspito por apresentar apenas sintomas da solidão.
Por que me sinto tão solitário? Será que é por falta de amor? Será que é a compaixão? Ou a falta de pessoas que poderiam estar próximas?
Gente próxima a mim não falta; amor pode ser; compaixão, certeza.
Ando no ermo observando as pessoas por onde passo, fazendo-me a pergunta: elas são felizes ou são companheiras de “ermismo”? Ao observar, chego à conclusão de que o ser humano é o ser mais perfeito que existe. Pois, possui a “incrível” capacidade de ser falso, de mostrar o seu lado feliz, sabendo que sofre por dentro, sendo corroído pelo ácido da aversão, do esquecimento, do medo, da solidão, sofrendo calado, sem compartilhamento.
Ah! Lembra da pergunta do começo do texto? Ainda estou à procura de uma resposta e acho. Ainda, que só a encontrarei quando fugir desta solidão que invade.

4 comentários:

  1. O fato de se indagar ja é o início de uma mudança, representando o começo de uma nova vida. Mas, é importante estar atento para que tipo de vazio se trata. Talvez seja algo que transcenda a alma. Agora se pergunte: O que é superior a alma? obvio: Deus. E cabe voce ir atras de encher-se.

    ResponderExcluir
  2. O vazio a que me refiro, Bia, é aquele que voce nao sente nada...fica oco...sem sentimento, sem noçao do equilibrio da razao e da emoçao... vazio que nao achei nenhum metodo para prenche-lo...
    Belo Comentario!!

    ResponderExcluir
  3. concordo com quase tudo o que você escreveu. Uma bela discussão, por sinal.

    ResponderExcluir